Cérebro Feminino e Masculino

Cérebro masculino e feminino: Existem diferenças?

O cérebro dos homens é diferente do das mulheres? Por mais estranho que pareça, a resposta a esta pergunta é sim, existem diferenças. As diferenças não são significativas e são apenas médias gerais, ou seja, não significa que todas as mulheres e todos os homens tenham o cérebro da mesma forma, o que até é impossível, porque todos os cérebros são únicos e diferentes. Convém também reforçar que muitas das diferenças acabam por ser influenciadas pelo ambiente, ou seja, pelas situações a que somos expostos todos os dias. Já é de conhecimento geral que o mundo exige muito mais da mulher em comparação ao que exige ao homem, portanto, muitas destas diferenças são "ganhas" ao decorrer da vida pelas circunstâncias em que vivemos que, infelizmente, ainda não nos dispõe uma total igualdade da mulher ao homem.

Muitos cientistas entram em debate se realmente são diferenças apenas do género a que nos é atribuído e com que nos identificamos ou se também está mesmo enraizado no nosso sexo. Georgina Rippon acredita que afirmar que as diferenças existentes em ambos os sexos é significativa para mudar de alguma forma a nossa forma de pensar e a nossa inteligência é uma afirmação estúpida. O facto de as mulheres terem sempre sido consideradas seres inferiores na sociedade fez acreditar que a sua capacidade cerebral e, por consequência, o tamanho do seu cérebro fosse inferior ao dos homens. As diferenças existem, mas não afetam as capacidades entre géneros, mas sim entre sujeitos. Mas então, se realmente existem essas diferenças (por mais que não mudem em nada), quais são elas?

As diferenças são (convém voltar a referir que isto são apenas médias e que são só informações de carácter meramente curioso e interessante):

  1. Tamanho: o cérebro dos homens é ligeiramente maior do que o das mulheres (não está relacionado nem com maior inteligência, nem com maior capacidade intelectual). 
  2. Conexões neurais: as conexões no cérebro feminino costumam ser mais integradas entre hemisférios, enquanto no cérebro masculino as ligações costumam ser dentro de cada hemisfério cerebral.
  3. Áreas específicas: existem certas áreas no cérebro que são maiores nas mulheres, como o hipocampo, que está associado à memória, enquanto os homens têm outras áreas maiores que as das mulheres, como a amígdala.
  4. Atividade cerebral: mulheres costumam ter uma maior capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, enquanto homens desempenham melhor tarefas espaciais e de orientação.
  5. Hormonas: já é de conhecimento geral que os homens possuem maiores níveis de testosterona que as mulheres, e que as mulheres possuem maiores níveis de estrogénio que os homens. Isto pode afetar a forma como se manifestam socialmente. As mulheres costumam demonstrar mais cansaço e fadiga quando estão no período, por exemplo, que é quando os seus níveis de estrogénio estão em menor quantidade no organismo.

Conclusão

Estas informações são apenas curiosidades e muitas delas, aliás, a grande maioria delas, têm por base as situações e as circunstâncias a que as mulheres e os homens são expostos ao longo das suas vidas e a maior parte nem cáracter científico tem se quer. Portanto, podemos concluir que as diferenças existem mas grande parte delas são provenientes dos grandes preconceitos que estão enraizados na nossa sociedade. Como já dizia Georgina Rippon: "Um mito que chegou à ciência".



Porque escolhi falar sobre este tema?

Escolhi este tema porque a professora deu a ideia em aula e, como achei uma ideia interessante para incluir no portefólio, decidi fazer um breve trabalho sobre isso. Também sempre tive curiosidade em saber se realmente existiam diferenças entre sexos, já que dizem que mulheres são menos inteligentes que os homens... (o que não é verdade, afinal somos nós que conseguimos fazer duas coisas ao mesmo tempo!!!).


Data: 30/11/2024

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora