Cognição

Cognição - o que é?

A cognição são todas as formas de conhecimento e consciência, como por exemplo perceber, memorizar, etc. O tema da cognição está dividido nos subtemas da sensação e perceção, memória e atençãoaprendizagem (não abordamos esta parte da matéria) e inteligência.


Glossário da sensação e da perceção

  • Sensação - Reação dos órgãos recetores sensoriais aos estímulos do meio.
  • Perceção - Processo de organização e interpretação da informação recebida (relacionado à sensação).
  • Limiar absoluto - Quantidade mínima de energia necessária que um estímulo tem que ter para ser identificado em pelo menos metade das vezes em que ocorre.
  • Limiar diferencial - Diferença mínima necessária entre dois estímulos para que estes possam ser reconhecidos como diferentes um do outro.
  • Adaptação sensorial - Tendência para a falta de resposta a estímulos constantes ou repetitivos (ex: meter perfume de manhã e parar de sentir o cheiro do mesmo não significa que o cheiro tenha desaparecido, apenas que nos habituamos a este estímulo).
  • Gestaltismo - Este movimento tem por base a organização percetual, que é a forma como percebemos o que nos rodeia; este defende que a nossa realidade era organizada da seguinte forma: separando a figura do fundo e agrupando as unidades percetivas. 
  • Princípios de agrupamento/leis da perceção - Proximidade: elementos próximos tendem a ser organizados na mesma configuração; Semelhança: elementos parecidos geralmente são agrupados numa mesma forma ou padrão; Continuidade: elementos são organizados para se assemelharem a formas porque preferimos formas contínuas e harmoniosas a formas descontínuas; Fechamento: costumamos completar objetos que não estão totalmente completos.
  • Indicadores de profundidade - Binoculares (quando os dois olhos estão implicados na perceção da profundidade) e monoculares (quando apenas um olho está implicado).
  • Indicadores monoculares de profundidade - Interposição; paralaxe do movimento; tamanhos relativo; gradiente de textura; perspetiva linear; sombra e luz.
  • Constância percetiva - Processo que faz com que percebamos o mundo à nossa volta como estável, mesmo que as condições mudem, como a luz, a distância e o tamanho.

Glossário da memória e da atenção

  • Memória - Habilidade para adquirir e conservar informação ou representações das experiências passadas com base nos processos mentais de codificação, retenção e recuperação.
  • Codificação (criação) - Transformação das informações recebidas do meio em códigos.
  • Retenção (armazenamento) - Armazenamento da informação.
  • Recuperação (recordação) - Acesso à informação armazenada.
  • Memória sensorial - Permite conservar as características físicas de um estímulo recebido por apenas alguns segundos, sendo a sua capacidade muito limitada. Divide-se em memória icónica (visão), ecoica (audição) e outras.
  • Memória de curto termo - Unidade processadora ativa e útil, permitindo a exploração de informação da memória sensorial e ajudando a manter informação guardada. A sua capacidade é limitada a sete itens. 
  • Memória de longo termo - Armazena a informação que possuímos durante um longo período (anos, meses...), sendo a sua capacidade alargada. Divide-se em memória explícita ou declarativa: coisas que sabemos por lembrança (subdivide-se em memória episódica ou autobiográfica e memória semântica); e divide-se também em memória implícita ou procedimental: coisas que sabemos mas nas quais não pensamos de forma consciente.
  • Esquecimento - Processo normal que dá lugar na memória humana. Este acontece quando nos esquecemos de alguma memória que antes tínhamos.
  • Amnésia anterógrada - Perturbação na memória onde o indivíduo, após uma lesão cerebral, não consegue formar novas memórias, mas não apresenta dificuldades em lembrar-se de memórias e aprendizagens formadas antes da lesão.
  • Amnésia retrógrada - Perturbação na memória onde o indivíduo, após uma lesão cerebral, perde a sua memória anterior ao período da lesão, mantendo a capacidade de formar novas memórias.
  • Falsas memórias/ memórias inventadas - Lembranças de coisas que nunca aconteceram ou que aconteceram mas de forma diferente da que nos lembramos.

Glossário da inteligência

  • Inteligência - Habilidade de aprender, lembrar, pensar de forma lógica, usar o que se sabe em novas situações, adaptar-se às mudanças ao redor e tomar decisões para alcançar objetivos e resolver problemas.
  • Teoria bifatorial da inteligência - Esta teoria tem por base uma inteligência básica (fator G - inteligência geral) que faz prever as nossas capacidades em diferentes áreas académicas (fatores S - aptidões específicas), ou seja, se um indivíduo tiver um bom desempenho numa tarefa que exija o fator G, podemos dizer que conseguirá um bom desempenho em outras tarefas distintas que exijam o fator G (o desempenho em tarefas que exijam os fatores S não permite uma conclusão tão precisa como esta). Spearman, o criador desta teoria, acreditava que o fator G incluía três componentes básicas, sendo estas a apreensão das experiências, o relacionamento de ideias e a edução de correlatos.
  • Teoria multifatorial da inteligência - A nossa inteligência pode ser dividida por sete fatores (sete aptidões mentais primárias), sendo estes a compreensão verbal (V), fluência verbal (W), fluência numérica (N), espacial (S), velocidade percetiva (P), memória (M) e raciocínio (R).
  • Teoria das inteligências múltiplas - As nossas capacidades estão divididas em oito inteligências indepedentes, que abragem muito mais do que as áreas tradicionais e académicas; estas oito inteligências são linguística, lógico-matemática, corporal-cinestésica, musical, espacial, interpessoal, intrapessoal e naturalista.
  • Teoria triárquica da inteligência - A inteligência divide-se em três áreas que preevem o sucesso que temos na nossa relação com o mundo, ou seja, é a soma de três inteligências, sendo estas: inteligência criativa (capacidade para ir além do que nos pedem e conseguir arranjar soluções e ideias para resolver novos problemas), inteligência analítica (capacidade para analisar e avaliar ideias como também resolver problemas conhecidos e tomar decisões) e inteligência prática (capacidade para transformar a teoria em prática). 

Data: 23.03.2025

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