Emoção

O que é a emoção?

Emoção é uma resposta intensa, rápida e passageira que a pessoa tem ao enfrentar algo que considera importante ou significativo na sua vida. As emoções são públicas, geram sentimentos (conceito de que vamos falar a seguir), constituem o início de um processo contínuo e não obrigatoriamente necessário à consciência.


Glossário

  • Sentimento - Forma como cada indivíduo, de maneira íntima e consciente, percebe, vive e sente as suas emoções e os afetos. Estes são privados, geram emoções, constituem o fim de um processo contínuo e estão estritamente ligados à consciência.
  • Afeto - Sensação subjetiva imediata que o indivíduo sente em relação a um certo indivíduo, objeto ou situação e que vai orientar o seu comportamento perante isto.
  • Emoção subdividida em três componentes: Componente neurofisiológica - ativação dos sistemas nervoso e encódrino; cognitiva - interpretação e significado atribuídos aos estímulos sensoriais; comportamental - dimensão observável das emoções.
  • Atalho neural - Para garantir a nossa sobrevivência, o nosso cérebro arranja um atalho para conseguirmos ter uma resposta emocional mais rápida, isto antes dos centros corticais serem informados e conseguirem gerar uma resposta.
  • Marcador somático - Mecanismo automático que ajuda a tomar decisões associando sentimentos e emoções a diferentes situações. Este funciona como um sistema que avalia automaticamente se um cenário é positivo ou negativo, orientando as nossas escolhas com base nas experiências passadas. Conceito inserido na teoria da razão, emoção e capacidade de decisão de António Damásio.
  • Lateralização das emoções (assimetria cerebral das emoções) - Os hemisférios cerebrais são mais especializados em certas emoções (ex: o hemisfério direito está mais envolvido na compreensão das emoções do que o esquerdo). Teoria de Richard Davidson.
  • Emoções primárias e universais - Emoções evolutivas partilhadas por indivíduos de todas as culturas e estão ligadas a processos neurais e fisiológicos específicos (ex: nojo).
  • Emoções secundárias e sociais - Emoções associadas a relações sociais e são aquelas que vamos aprendendo ao longo da nossa vida (ex: vergonha).
  • Inteligência emocional - Segundo Mayer e Salovey, é: a perceção, valorização e expressão das emoções; regulação das emoções; compreensão da informação emocional e aplicação do conhecimento emocional; facilitação emocional das atividades cognitivas. Segundo Goleman, esta consiste num conjunto de competências que se estiverem desenvolvidas irão favorecer o nosso desempenho pessoal e profissional. Estas competências são: autoconsciência, autorregulação, automotivação, empatia e habilidades sociais.
  • Motivação - Conjunto de forças internas ou externas que mobilizam, coordenam ou sustentam o nosso comportamento, conferindo-lhe força, direção e persistência. Os motivos que nos levam a ter determinado comportamento podem ser pessoais, sociais ou secundários.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora