Cognição social
O que é a cognição social?
A cognição social é o processo de interpretação e simplificação da realidade social a partir das nossas crenças, valores e saberes prévios.
Glossário
- Impressão - Consiste no processo de integração de uma pessoa numa categoria a partir da informação que obtemos no nosso primeiro contacto com ela ou a partir das informações que nos são fornecidas por outras pessoas. A partir de um conjunto de indícios formamos uma impressão global de uma pessoa.
- Categorias - Classe de objetos, eventos, pessoas ou experiências criada com base em características partilhadas pelos diversos elementos do conjunto. As impressões dependem de categorias e estas dão origem à categorização social.
- Qualidades centrais e periféricas - Apesar de haver mudanças num traço central (ex: simpático para antipático) e estas alterarem a impressão, a mudança num traço periférico (ex: inteligente) não tem essa mesma força e poder.
- Efeito de primazia - Tendência para atribuir maior importância à informação recebida inicialmente quando conhecemos uma pessoa.
- Atribuição - Chegada a uma conclusão sobre as razões de um comportamento de uma pessoa ou de um evento interpessoal. Ao realizarmos uma atribuição, encontramos uma causa, que pode ser interna ou externa, estável ou instável e controlável ou incontrolável.
- Atitude - Tendência a reagir positivamente ou negativamente em relação a um objeto, indivíduo, grupo, tema ou ideia. Estas incluem três componentes, sendo estas a afetiva (emoções e sentimentos subjetivos), cognitiva (pensamentos, crenças e valores) e comportamental (processo mental e físico que prepara o indivíduo para agir).
- Dissonância cognitiva - Desconforto interno causado pela perceção de contradições entre pensamentos, emoções e ações.
- Expectativas - São crenças ou previsões sobre algo que pode vir a acontecer no futuro, baseadas em experiências anteriores, desejos ou informações que nos são dadas.
- Profecia autorrealizável - Está relacionada ao conceito de expectativas. Quando fazemos uma previsão sobre algo, passamos a adotar de imediato atitudes e comportamentos que confirmem as nossas previsões.
- Influência social - Processo no qual as pessoas modificam os seus pensamentos, comportamentos e sentimentos de outras pessoas.
- Normalização - Processo de elaboração de normas pelos elementos de um grupo quando elas não existem de forma explícita.
- Conformismo - Tipo de influência social em que uma pessoa altera o seu comportamento ou as suas atitudes devido à pressão do grupo onde se encontra inserida. Este tem três fases sequenciais: 1. Tensão entre o que o indivíduo e o que o grupo defende; 2. Adesão do indivíduo às normas desse grupo; 3. Modificação do comportamento, negando-se a posição antes defendida e aceitando os comportamentos antes negados.