Monogamia e Poligamia

Será a monogamia natural ao ser humano?

Depois de analisar o vídeo e as perspectivas analisadas por Rui Diogo, podemos então concluir que a monogamia não é natural ao ser humano, mas em que sentido? O biólogo começa por dizer que a nossa prática da monogamia está estritamente ligada com o grande número de divórcios na nossa sociedade, explicando o porquê disso através de argumentos biológicos e sociais.

Parte biológica

As pesquisas mostram que os outros animais semelhantes a nós (como os chimpanzés) não são monogâmicos, também afirma que não existe nenhum primata monogâmico (podem parecer socialmente, mas sexualmente não o são). O conceito de monogamia começou no surgimento da agricultura e com o exigir do homem a que a mulher se cingisse unicamente a ele.

Existem diferenças entre homens e mulheres?

O biólogo começa por afirmar que as diferenças de género são construídas ("o sexo é verdade, o género é construído") mas que mesmo assim existem sim diferenças entre sexos. Existe igualdade em mulheres e homens monogâmicos mas revela-se uma certa necessidade maior na mulher em precisar de mais de um parceiro devido a uma maior sensibilidade do órgão sexual.

Poligamia: solução ideal?

Relações poligâmicas não são a solução perfeita devido à nossa capacidade de sentir ciúmes. Acredita que este modelo amoroso é artificial, isto porque uma coisa é ter diversos parceiros sexuais, e outra completamente diferente é amá-los a todos. Afirma que não namorar uma só pessoa de todo (não namorar ninguém) é algo mais realista a se ter em mente.

Conclusão

Os estudos realizados por Rui Diogo no assunto das relações poligâmicas e monogâmicas levam-no a chegar à conclusão de que o ser humano é naturalmente poligâmico, nasceu para ter mais que um parceiro sexual por mais que lhe seja impossível sentir amor por todos. Também concluiu que o número de relações poligâmicas aumentará num futuro próximo.

Rui Diogo

Especialista em biologia evolutiva e antropologia, é professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Howard, nos Estados Unidos, e autor de mais de uma centena de artigos publicados em revistas científicas como a Nature, somando também mais de uma dúzia de livros. 

Breve comentário pessoal

Achei interessante a informação que obtive com este pequeno vídeo. Confesso que fiquei chocada e não esperava que Rui Diogo fosse defender a poligamia de um ponto biológico, sempre achei que a monogamia era natural à nossa espécie, tendo em conta que na sociedade onde me insiro não é normal nem bem visto ser se poligâmico. É sempre bom absorver informação sobre um assunto do qual nunca tinha pensado muito, mas, mesmo assim, serei sincera, será difícil para mim aceitar um possível futuro onde relações poligâmicas são normalizadas. Se calhar tenho uma mente mais fechada e conservadora, não sei, mas apenas sei que será uma realidade à qual me terei que habituar. 


Porque escolhi falar sobre este tema?

Escolhi falar sobre a monogamia e a poligamia porque a professora deu a ideia em aula e eu achei interessante, logo, decidi ir pesquisar e informar-me sobre o assunto. Mal vi o vídeo, apercebi-me do potencial que tinha para realizar um trabalho sobre isso. Portanto, meti-me a trabalhar e fi-lo :).

Data: 21/11/2024

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora