Perspetivas do Desenvolvimento Humano

Perspetivas do desenvolvimento humano

O desenvolvimento humano é um processo complexo e contínuo que abrange diversas transformações ao longo da nossa vida. Existem algumas perspetivas teóricas que nos ajudam a perceber este desenvolvimento, e cada uma oferece-nos um olhar específico sobre como o ser humano se comporta, transforma e forma desde o nascimento até à morte.

Então, estudar estas perspetivas faz com que nos entendamos melhor, conhecendo-nos, seres humanos, de forma mais profunda. Conseguimos perceber como os seres humanos aprendem, sentem, se relacionam e constroem a sua identidade.

Algumas destas perspetivas são:

  1. Evolucionismo - O seu autor principal é Charles Darwin. Esta perspetiva entende o desenvolvimento humano como resultado da evolução biológica, e dá ênfase aos processos de seleção natural, ou seja, a comportamentos e características que aumentam a chance de sobrevivência e que são passados adiante. Esta influencia áreas como a psicologia evolucionista, que estuda o comportamento humano a partir da forma como se foi adaptando ao longo da história.
  1. Perspetivas psicanalíticas - Os seus autores principais são Sigmund Freud e Erik Erikson. Freud desenvolveu a teoria do desenvolvimento psicossexual, que diz que os seres humanos, desde o nascimento, possuem uma libido instintiva que se desenvolve através de cinco estágios: oral, anal, fálico, latência e genital. Erikson reformulou a teoria de Freud com foco no desenvolvimento psicossocial, propondo que passamos por oito estágios ao longo da vida, cada um com a sua crise específica. Encara o desenvolvimento como um processo contínuo até ao final da nossa vida.
  1. Perspetivas humanistas - O autor principal é Carl Rogers. Esta perspetiva realça a liberdade de escolha, o potencial humano e a procura pela autorrealização. O ser humano é visto como ativo, tendo uma tendência natural a crescer e a realizar-se pessoalmente, mas para isto acontecer o ambiente em que o indivíduo está inserido precisa de oferecer condições de aceitação, empatia e autenticidade para atingir o seu máximo potencial. 
  1. Perspetivas maturacionistas - O autor principal é Arnold Gesell. Gesell foca-se na ideia de que o desenvolvimento segue um ritmo biológico interno, com pouca influência do ambiente. Ainda na nossa infância, segundo esta perspetiva, atingimos marcos do desenvolvimento (como, por exemplo, falar e sentar) de forma previsível e automática, desde que se esteja saudável. Como podemos ver, esta perspetiva foca-se mais no fator inato, ou seja, na herança genética. Ou seja, a criança age e desenvolve-se de acordo com aquilo que está escrito no seu património genético.
  1. Perspetivas psicossociais - O autor principal é Henri Wallon. Segundo esta perspetiva, o desenvolvimento é encarado como resultado da interação entre o fator biológico e o social, e propõe que este ocorra em estágios, alternando certos domínios como a emoção e a cognição. Este autor valoriza as emoções como fator central da sua perspetiva.
  1. Perspetivas cognitivistas e construtivistas - Os autores principais são Jean Piaget e Lev Vygotsky. Piaget focou-se no construtivismo, onde acredita que as crianças constroem o conhecimento quando interagem com o mundo à sua volta. O ser humano passa então por estágios cognitivos, sendo estes: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Vygotski focou-se no socioconstrutivismo, onde destaca o papel da cultura e da linguagem no desenvolvimento. A aprendizagem ocorre primeiro no plano social - interpsicológico - , depois internaliza-se - intrapsicológico. Introduziu o conceito de "Zona de Desenvolvimento Proximal".
  1. Perspetivas etológicas e de vinculação - Os autores principais são John Bowlby e Harry Harlow. Ambos estudam o comportamento a partir de bases biológicas e evolutivas, dando especial atenção à vinculação. Bowlby criou a Teoria da Vinculação, que afirma que os vínculos afetivos com as figuras de vinculação - normalmente a mãe ou o pai - são essenciais para um desenvolvimento emocional saudável e adequado. Harlow realizou experiências com macacos que mostraram a importância do conforto e do afeto, para além das necessidades consideradas essenciais, como a alimentação.
  1. Perspetiva bioecológica - O autor principal é Urie Bronfenbrenner. Este autor propôs uma perspetiva de desenvolvimento com múltipos sistemas que se relacionam, sendo estes: microssistema, mesossistema, exossistema, macrossistema e cronossistema. Realça o desenvolvimento como um processo dinâmico.
  1. Perspetiva Life-Span (Ciclo Vital) - O autor principal é Paul Baltes. Este acredita que o desenvolvimento ocorre durante toda a vida, e não apenas na infância. Considera que existem ganhos e perdas em todas as fases da vida, e destaca a plasticidade do desenvolvimento, ou seja, a capacidade de adaptação ao longo da vida. Portanto, o ambiente, a cultura e o contexto histórico em que estamos inseridos influencia-nos continuamente.

Data: 27/05/2025

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